quarta-feira, 4 de maio de 2011

Once

Sabe quando algo, aparentemente longe de ti, gruda e passa a fazer parte do teu ser, completando um espaço com beleza, leveza e sentido. Isso até parece amor. E deve ser mesmo.
E é exatamente disso que falo, pois é disso que fala um filme, antigo já, de 2006, mas que não tinha caído ainda na minha mão, porque acredito que as coisas têm momento para surgirem em nossas vidas e domingo passado foi o momento desse filme. Falo de "Once", um filme simples, barato, com trilha sonora sublime, atores europeus, quase um musical, com uma alma linda. A história é singela, o amor entre um cantor de rua e uma vendedora de flores, que canta e toca piano como um anjo. Num clima de amor puro, amor amigo, amor musical, amor humano, nada de carnal, absolutamente nada, os dois passam a se descobrir. Têm momentos que torcemos pelo romance entre os dois, mas depois percebemos que o melhor aconteceu. O romance universal aconteceu. Lindo.
Mas o que me enche a alma a semana toda é a trilha sonora do filme. MEU DEUS! Não paro de escutar, vozes sinceras, vindas dos céus, ou de dentro da alma, de longe, de um lugar onde nada mais importa, só o sentimento. Chega a doer de tão sincero.
Mais do que recomendado, "Once", ou na tradução, Apenas Uma Vez, lava os olhos e a alma.

Um abraço em ritmo musical e até breve!

2 comentários:

  1. Eu assisti a esse filme aí na praia, Ilana! É maravilhoso e trata da impermanência de uma forma sublime, linda! De encontros possíveis e nem tão possíveis assim, e de reencontros conosco mesmo, basicamente. A trilha sonora é genial! Boa dica para quem ainda não viu. Bjão

    ResponderExcluir
  2. Complementando: O filme na verdade é de 2007. Escrito e dirigido por John Carney. Atuam os músicos Glen Hansard e Markéta Irlgová, que compuseram e executaram todas as canções (exceto uma) no filme. Teve orçamento de apenas 130.000 euros. O filme recebeu ótimas críticas e foi premiado em 2008 com o Independent Spirit Award, para melhor filme estrangeiro.
    Esse foi a ficha técnica, e sentimental está lá em cima! hehe
    Beijos!

    ResponderExcluir